quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Plano de aula

Um exemplo de plano de aula referente ao projeto "Maternal 1 e o zoológico":

PRIMEIRO MOMENTO:
Atividade: Acordar as crianças
Objetivos: Após o descanso, que são essenciais e saudáveis as crianças menores, é hora de acordar para poder aproveitar o resto da tarde. A prática de acordar as crianças nesse horário é importante também, pois nesse momento ajudam na organização da sala, onde as crianças já adquirem desde pequenas o hábito da organização.
Procedimentos: Irei acordar as crianças de um modo diferente, colocando músicas infantis com conteúdo referente a animais e abrirei as cortinas. Depois, elas colocam os travesseiros em cima da mesa e eu organizo os colchões e as cobertas. Após, trocarei as fraldas e ajudarei as crianças que não usam mais fraldas a usar o banheiro e colocarei os sapatos e casacos se necessário. Enquanto isso, as outras crianças poderão interagir com os brinquedos feitos por mim, numa proposta mais livre, como chocalhos, encaixes, vazados de forma, bolas de meia, painel de roscas, figuras geométricas e coleção de tampas.

SEGUNDO MOMENTO:

Atividade: Lanche
Objetivos: Alimentar as crianças, tentando estimulá-las a uma nutrição equilibrada e saudável, ampliar o relacionamento e a atmosfera sócio-moral entre as crianças e fazer com que este seja um momento de conversa e compartilhamento de experiências.
Procedimentos: Levarei as crianças para o refeitório e distribuirei o lanche. Aproveitarei este momento para contribuir para um ambiente sócio-moral e fortificar os laços afetivos, entre professora-criança e criança-criança. Depois do lanche feito, voltaremos à sala de aula.

TERCEIRO MOMENTO:
Atividade: Contação da história “Caillou e o zoológico”
Objetivos:
·         Introduzir o assunto sobre o zoológico e seus animais, de uma forma irreverente e que interesse as crianças;
·         Introduzir uma forma diferenciada de contar história, com fantoches;
·         Desenvolver a capacidade de atenção e imaginação;
·         Compartilhar conhecimentos, através de experiências vividas;
·         Conhecer novos animais;
·         Aprimorar a linguagem oral das crianças;
·         Aprimorar o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo;
Procedimentos: De uma forma interativa e de linguagem simples que as crianças possam compreender, irei contar a história com um fantoche representando Caillou e alguns animais, pois sendo material concreto, facilitará na relação que a criança irá fazer, auxiliando a sua aprendizagem. Depois da história contada, irei conversar com as crianças, pedir o que elas sabem dos animais, zoológico, explicar o que é isto e relembrar, pois é importante para haver um real aprendizado e logo após, elas poderão brincar com os fantoches.

QUARTO MOMENTO:

Atividade: Diferentes texturas / momento livre
Objetivos:
·         Desenvolver a linguagem oral;
·         Aprimorar o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e motor;
·         Explorar diversas texturas e seu conhecimento;
·         Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento;
·         Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento;
·         Proporcionar um momento no pátio coberto, para que as crianças explorem movimentos livres;
Procedimentos: Irei com as crianças à casinha da árvore que há na frente da escola, e lá, estarão pendurados três cartazes dos animais que contém na história Caillou e o zoológico (rinoceronte, foca e macaco), e eles terão três diferentes texturas. As crianças poderão senti-las e falar das mesmas, e eu as auxiliarei, se necessário. Depois, as crianças poderão brincar com as motocas que há no pátio coberto, num momento mais livre, porém, importante para fortificar laços, onde eu irei brincar com elas e importante no sentido de não as sobrecarregarem.

QUINTO MOMENTO:

Atividade: Colorindo a sacola plástica
Objetivos:
·         Desenvolver a motricidade fina e ampla;
·         Aprimorar o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo;
·         Aprimorar a linguagem oral;
·         Estimular a criatividade e a que as crianças se expressem através do desenho;
·         Ampliar o conhecimento das crianças, com diferentes materiais;
·         Estimular o reaproveitamento dos materiais recicláveis, tanto para as crianças tanto para os pais.
Procedimentos: Primeiramente, levarei as crianças à sala de artes, e lá, elas poderão pintar as sacolas plásticas de acordo com sua criatividade, com canetas de retroprojetor ou com uma tinta especial, se possível. Estimularei para que elas aproveitem bem o espaço da sacola, e que desenhem animais, porém, sabemos que nessa idade os desenhos das crianças não têm um significado em especial.

SEXTO MOMENTO:

Atividade: Lanche
Objetivos: Alimentar as crianças, tentando estimulá-las a uma nutrição equilibrada e saudável, ampliar o relacionamento e a atmosfera sócio-moral entre as crianças e fazer com que este seja um momento de conversa e compartilhamento de experiências.
Procedimentos: Levarei as crianças para o refeitório e distribuirei o lanche. Aproveitarei este momento para contribuir para um ambiente sócio-moral e fortificar os laços afetivos, entre professora-criança e criança-criança. Depois do lanche feito, voltaremos à sala de aula.

SÉTIMO MOMENTO:

Atividade: Kit Animais
Objetivos:
·         Aprimorar o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo;
·         Aprimorar a linguagem oral;
·         Estimular a imaginação e o faz-de-conta;
·         Aprimorar o conhecimento dos animais;
·         Aprimorar os laços afetivos;
Procedimentos: Haverá um kit na sala, que irá conter máscaras, bonecos, representação de alimentos que os animais comem etc. As crianças poderão brincar livremente na sala e eu as estimularei, farei questionamentos, para que este momento também seja de aprendizagem, de criatividade e imaginação. 

2 comentários: